Sou a Bruna Conrado, tenho 25 anos e sou recém-formada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estou começando a me especializar na área de ciência de cosméticos e quero conduzir uma pesquisa voltada para a físico-química de emulsões uma vez que eu iniciar o meu mestrado no meio do ano.
O que eu mais gosto na formação de Engenharia Química é que ela é bastante variada: a gente aprende de tudo e podemos escolher diversos caminhos diferentes. Tenho amigos que hoje em dia trabalham com petróleo, fármacos, cervejaria, papel e celulose... é realmente um mundo muito amplo, que te permite ocupar e explorar as mais diversas cadeias da produção, desde pesquisa e desenvolvimento até chão de fábrica e distribuição.
O que eu menos gosto é que, infelizmente, é talvez o único curso de engenharia da minha faculdade que é realmente diverso em relação a razão homens/mulheres e em relação a LGBTQIA+. Existem outros cursos que tem apenas 1 ou 2 meninas em uma turma de 50. Que essa seja uma realidade que possamos mudar!
Fazendo um gancho com esse fato, uma dica que tenho pra dar é: não tenha medo da engenharia!
A gente acha que é um bicho de sete cabeças e muitas vezes questionamos nossa inteligência de sermos capazes de fazer um curso como esse. É um curso intenso, isso é fato, mas é um curso muito enriquecedor. Além disso, a dificuldade faz parte do aprendizado de qualquer coisa e pode ter certeza de que durante o curso terão diversas redes de apoio, seja com colegas de classe ou auxílio da própria instituição.
Jamais deixe o medo de falhar te impedir de seguir seu sonho!
Digo isso porque gostaria que alguém tivesse me dito isso no início. As notas não te definem e sim sua garra e vontade de fazer a diferença. Não precisa ser um gênio de matemática e física, isso não vai mudar nada. Tá afim de mudar o mundo criando soluções inovadoras e fora da caixa? Então você tem tudo que precisa pra ser um excelente Engenheire!
Sempre tive muito interesse por engenharia química e não sabia que dava pra trabalhar em tantas áreas tão diferentes!!
Ameei! Relatos como esse são muito importantes. <3