Mulheres Trans na Ciência

Atualizado: 23 de fev.


O termo trans corresponde à letra T da sigla LGBTQIA+, abrangendo homens e mulheres transexuais, travestis e não-binárias, que não se reconhecem como homens e nem como mulheres, e sim num lugar intermediário entre gêneros.

Mulheres trans lutam diariamente pela visibilidade dentro do mercado de trabalho, principalmente dentro da ciência, área disputada majoritariamente por homens. Travestis e transexuais enfrentam uma série de dificuldades para ingressar no mundo acadêmico, como o não reconhecimento da identidade de gênero, e por isso chegar ao ensino superior é uma exceção a esta triste realidade.

A universidade, ainda pouco acessível, carece de representatividade trans. Mas, ainda nesse cenário desencorajador, encontramos inspirações como a Gabrielle Weber, bacharel em Ciências Moleculares e Doutora em Física pela Universidade de São Paulo.

Apesar de todas as conquistas obtidas - como o próprio dia da visibilidade trans - a transfobia, a falta de oportunidades e impunidade para atos violentos contra pessoas trans ainda são uma dura realidade na nossa sociedade. Neste dia, o principal foco é a luta pela garantia dos direitos fundamentais, como o reconhecimento e respeito pela identidade trans.

Mais do que nunca, esse é um dia para comemorarmos e lutarmos para que mais mulheres, assim como a Gabrielle, possam se tornar cientistas e terem as suas vivências respeitadas, essa deve ser uma luta diária de todos nós brasileiros e brasileiras.

O objetivo do ElaSTEMpoder é fomentar o acesso de mulheres às áreas da ciência, tecnologia, educação e matemática, para que mais mulheres, principalmente trans, possam ocupar igualmente todos os espaços no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho, e assim poder lutar por todos os direitos básicos que nos são omitidos.


 

Maria Clara Mota


Filha da Bahia, estudante do ensino médio integrado ao técnico em informática no IF Baiano e sou perdidamente apaixonada pela educação. Acredito que ser mulher é um ato revolucionário, e com um trabalho de formiguinha, juntas, somos capazes de transformar a sociedade.

212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube