top of page

Quero ser cientista - Dia da Geofísica


A sismóloga Inge Lehmann, 1932.

No dia 31 de Maio é comemorado no Brasil o "Dia Nacional da Geofísica". Essa data foi estabelecida em homenagem a Inge Lehmann, geofísica e sismologista dinamarquesa, que, neste dia no ano de 1932, endereçou uma carta onde propunha os dados, por ela pesquisados, que comprovaram a existência da descontinuidade Lehamnn, como assim conhecemos.


E, é inspirada nessa data comemorativa e em homenagem a essa mulher lendária que ela homenageia, que a coluna "Quero ser cientista" do ElaSTEMpoder dessa semana foi elaborada com o intuito de auxiliar meninas a se empoderarem no mundo da Geofísica!


Segundo o Departamento de Geofísica da USP, o Geofísico é um profissional que possui a capacidade de planejar e executar levantamentos geofísicos, que necessitam de trabalho de campo para a coleta de dados, e que posteriormente são analisados e processados nos laboratórios, e os resultados são interpretados para atingir um objetivo específico.


Ficou interessada em conhecer mais sobre essa profissão e sobre o curso de Geofísica? Ou até mesmo se aprofundar nesse assunto?

Separamos algumas dicas para você!


Se você quer conhecer mais sobre a profissão e o sobre o curso, indicamos o site do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) na seção do Departamento de Geofísica.


Se você quer assistir a entrevistas com mulheres da Geofísica, ficar por dentro de oportunidades e cursos gratuitos nessa área e acompanhar um trabalho incrível que tem como propósito "acolher e dar voz a todas as mulheres geofísicas", indicamos o perfil no Instagram @mgeofisicas, que também possui perfis em outras redes sociais, como Youtube e Linkedin.


E, por último separamos uma oportunidade fresquinha e maravilhosa para você que tem entre 14 e 17 e possui interesse nas áreas de Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Oceanografia, Matemática, Física, Geociência e Química:


As inscrições para a segunda edição do Astrominas da Universidade de São Paulo (USP) estão abertas até o dia 07/06/2021 !


"O evento será realizado para alunas do ensino básico, durante os meses de junho e julho do ano de 2021, ao longo de 3 semanas, com atividades de segunda a sexta, de modo completamente virtual. As meninas participarão de palestras de Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Oceanografia, Matemática, Física, Geociência e Química assim como experimentos, elaboração de murais, debates sobre a vida acadêmica do ponto de vista feminino e rodas de conversa." - Site do evento.


Ficou interessada? Corre pra fazer sua inscrição e saber mais detalhes sobre o evento no site do Astrominas.


Esperamos que as dicas que separamos sejam oportunidades de crescimento e conhecimento para todas e que auxiliem vocês na construção de espaços nessa ciência incrível que é a Geofísica!


E, por último, mas não menos importante: Feliz dia da Geofísica (atrasado rs) para todas as mulheres maravilhosas que se dedicam constantemente e batalham em prol dessa profissão tão essencial!


Fontes: Astrominas, Mulheres Geofísicas, Site do Departamento de Geofísica da USP.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page