Você já conhece o nosso programa Empodera?

Atualizado: 10 de mai.


O Empodera é um programa integrado de curso e mentoria, oferecido anualmente pelo ElaSTEMpoder de forma inteiramente online e gratuita, que visa promover o desenvolvimento pessoal, empoderamento e protagonismo de meninas de 14 a 18 anos que desejam ingressar nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em tradução livre). O público-alvo do programa são meninas que estejam cursando o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, ou ainda que estejam em gap year.

Acreditamos que o empoderamento começa dentro de cada garota, então nossa metodologia é focada em primeiro fortalecer individualmente cada uma delas e depois em fornecer ferramentas e informações para que elas deem seus próprios passos em direção a seus objetivos.


O curso


O Empodera possui duração de 3 meses (Agosto a Outubro) e conta com 3 módulos: Soft Skills, Ferramentas de Inovação e Mão na Massa. As aulas ocorrem uma ou duas vezes na semana e são ministradas por formadoras convidadas que são profissionais experientes nos temas abordados em cada módulo.


1º módulo: Soft Skills

Composto por 4 aulas: Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Propósito e Comunicação Eficiente.


2º módulo: Ferramentas de Inovação

Composto por 5 aulas: Política, Pesquisa Científica, Projetos Sem Fins Lucrativos, Empreendedorismo e Tecnologia.


3º módulo: Mão na Massa

Composto por 4 discussões sobre áreas de impacto no Brasil (Educação, Sustentabilidade, Saúde e Diversidade) e pelo desenvolvimento de um projeto científico ou social. Exemplos de projetos são: pesquisas científicas, projetos sociais sem fins lucrativos, startups, projetos de divulgação científica, projetos de lei, entre outros.



O objetivo deste módulo é que as alunas planejem e estruturem um projeto, sem necessariamente iniciar a sua execução. As alunas devem selecionar uma problemática a ser solucionada e definir os objetivos, público alvo e forma de atuação do projeto. No caso de projetos científicos, as alunas devem elaborar a introdução teórica, justificativa, objetivos e metodologia do projeto, podendo ou não apresentar resultados preliminares.

Nas últimas 3 edições do Empodera, as alunas desenvolveram projetos de impacto em diversas áreas: desde educação e divulgação científica a conscientização ambiental, saúde menstrual e abandono infantil. Após o fim do programa, várias meninas colocaram em prática seus projetos, criando um verdadeiro impacto social nas suas comunidades e no Brasil. Isso mostra também a extensão do impacto e efeito multiplicador que o ElaSTEMpoder pode ter: não só na vida de cada aluna, mas na sociedade como um todo.


A Mentoria


Durante todo o curso, cada aluna participa de encontros semanais com uma mentora que apoia seu desenvolvimento pessoal e acadêmico com soluções e ferramentas personalizadas. As mentoras são mulheres com experiência acadêmica e/ou profissional nas áreas de interesse da aluna. Sendo assim, podem se inscrever mulheres com graduação ou pós-graduação em andamento ou concluída, ou com experiência profissional preferencialmente nas áreas de STEM.

Durante os dois primeiros módulos, o foco da mentoria é a consolidação e aplicação do conhecimento adquirido nas aulas através de discussões, indicações de materiais e ferramentas extras e realização de atividades relacionadas aos temas de cada módulo. Assim, a mentoria cria também um canal de compartilhamento de dúvidas, sugestões e comentários e, principalmente, um canal de acompanhamento da evolução da aluna ao longo do curso.

Já no terceiro módulo, a mentora apoia o desenvolvimento do projeto da aluna, guiando a identificação da problemática a ser solucionada de acordo com os interesses da aluna, apontando pontos para reflexão e indicando fontes adicionais de informações e ferramentas para sua estruturação.


A Comunidade


Participar do Empodera, seja como aluna ou como mentora, é também uma oportunidade de se engajar em uma rede de meninas e mulheres que geram ação e mudança nas áreas de STEM. Durante o Empodera, serão inúmeras as oportunidades de se conectar com alunas, mentoras e formadoras de diferentes regiões do Brasil, com diferentes níveis de experiência, áreas de atuação e interesses acadêmicos e profissionais. Assim, o Empodera cria um ambiente diverso de aprendizado e troca de experiências que é enriquecedor e inspirador para todas as integrantes.

Após o fim do Empodera, as alunas e mentoras passam a integrar a Comunidade Alumni, composta por todas as ex-alunas e ex-mentoras de outras edições do Empodera. Nessa comunidade, as alumnis podem procurar por apoio, networking, oportunidades e crescimento!


Os objetivos da comunidade são:


1) ajudar nossas alumnis a alcançarem novos lugares enquanto levam os valores do ElaSTEMpoder;

2) gerar senso de pertencimento e capacidade para ir além: o Empodera é apenas o início de uma trajetória de empoderamento e crescimento;

3) criar uma comunidade de mulheres e meninas capazes de mudarem o mundo ao seu redor.



E aí, gostou e quer participar? Então não perca tempo: as inscrições estão abertas para alunas e mentoras até o dia 20/05!

Para saber mais, acesse os editais do Processo Seletivo:

Quer participar como formadora em algum módulo do Empodera? Entre em contato conosco através do e-mail: empodera22@gmail.com



 

Fernanda Thimoteo


Engenheira Química pela UFRJ e é fascinada por construir um mundo mais sustentável por meio da ciência e tecnologia.

Tem experiência em pesquisa científica na área de Bioprocessos, com enfoque na conversão de resíduos agroindustriais em produtos de alto valor agregado, de forma a contribuir para uma bioeconomia sustentável.

No ElaSTEMpoder, Fernanda já atuou como Coordenadora de Mentoria em 2021 e atualmente faz parte da Diretoria do Empodera, em que busca contribuir para o empoderamento feminino em STEM.

41 visualizações0 comentário
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube