top of page

Você sabia: 4 invenções feitas por mulheres engenheiras

A Engenharia é uma área do conhecimento muito vasta que tem como premissa empregar metodologias científicas, econômicas e sociais com o objetivo de propiciar alguma melhora na qualidade de vida da sociedade como um todo. Para cumprir com esse objetivo existem 34 diferentes tipos de engenharias, cada um com sua particularidade e direcionamento para uma temática específica.


Dessa forma, você já deve imaginar que a engenharia está muito presente no nosso dia a dia! Desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir existe alguma obra da engenharia presente na nossa rotina!


Pensando nessas invenções, é muito importante destacar que existe uma grande contribuição feminina para a criação de diferentes tecnologias, aparelhos, meios de transporte...Mas você conhece quem são as mulheres por trás disso? Sabe quais foram os projetos desenvolvidos por elas?


Pois bem, a coluna "Você sabia?" dessa semana veio para homenagear 4 mulheres incríveis e suas invenções na Engenharia! Vamos conhecê-las?


1- Nadia Ayad @_NadiaAyad

A cientista Nadia Ayad

Nadia Mohammed Elmassalami Ayad é uma cientista brasileira carioca formada em Engenharia de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e atualmente está cursando seu doutorado na Universidade da Califórnia.

No ano de 2016, Nadia conquistou o prêmio internacional Global Graphene Challenge Competition promovido pela empresa sueca Sandvik com sua criação de um sistema de dessanilização e filtragem de água usando o grafeno, que possibilitará o acesso à água potável a milhões de pessoas, juntamente com a redução de custos com energia.


2- Edith Clarke (1883- 1959)

A Engenheira Edith Clarke

Edith Clarke foi a primeira engenheira eletricista mulher e a primeira professora mulher de engenharia elétrica a dar aula na Universidade do Texas, em Austin. Além disso, foi a primeira engenheira elétrica a ser empregada profissionalmente nos Estados Unidos.


Sua contribuição mais famosa foi a Calculadora Clarke (1921): um dispositivo gráfico que simplificava as equações que os engenheiros eletricistas usavam para entender as linhas de energia.


3- Hedy Lamarr - A "mãe do wi-fi"

Hedy Lamarr

Hedy Lamarr foi uma estrela de Hollywood dos anos 40 e inventora. Essa incrível mulher nasceu em Viena na Áustria, era judia e fugiu de seu casamento com o homem mais rico da Áustria para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, onde tornou-se uma atriz muito bem remunerada na época.


Além disso, Lamarr foi uma grande inventora que criou um sistema de comunicações de torpedos que atualmente é a base para tecnologias muito presentes nosso cotidiano, como Wi-Fi e Bluetooth.


4-Olive Dennis

Olive Dennis

Olive Dennis foi (1885 – 1957) foi uma engenheira americana que colecionou feitos importantes ao longo de sua vida: foi a segunda mulher a se formar em Engenharia Civil pela Universidade Cornell e foi o primeiro membro feminino da American Railway Engineers Organization.


Se você já viajou de trem, com certeza já usufruiu de alguma contribuição da "Lady Engineer", como era chamada, que promoveu diversas inovações destinadas para o conforto dos passageiros. Dentre essas invenções podemos citar: a patente das aberturas de janelas individuais, podendo ser controlada pelo próprio passageiro, contribuições para o sistema de condicionamento de ar, luzes de teto reguláveis durante a noite, assentos individuais reclináveis, criação de estofados resistentes à mancha e camarins maiores para as mulheres fornecidos com toalhas de papel, sabonete líquido e taças.



Você sabia que todas essas invenções eram obras de mulheres? Conhecia a história delas?


Com toda a certeza as mulheres são parte essencial da Engenharia, entretanto ainda percebemos que muitas delas não são reconhecidas da maneira que deveriam!


Esperamos que esse post seja uma forma de propagar e valorizar a trajetória e as contribuições dessas mulheres inventoras maravilhosas!



Fontes: Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), BBC, Confamil, Energia Inteligente (UFJF), INBEC e Na Prática.




417 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page