Projetos

Mulher com tablet

Empodera

O Empodera é um curso voltado para meninas interessadas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que desejam impactar positivamente a sociedade. Acreditamos que o empoderamento começa dentro de cada garota, então nossa metodologia é focada em primeiro fortalecer individualmente cada uma delas e depois fornecer ferramentas e informações para que elas dêem seus próprios passos em direção a seus objetivos.

 

Metodologia

O curso tem como foco meninas que estejam cursando o Ensino Fundamental II, o Ensino Médio ou que estejam tirando um gap year (ano sabático). Ele tem duração de 2 meses e é dividido em 4 Módulos, cada um com duas semanas de duração.

Habilidades para empoderamento pessoal.

Soft Skills

Ferramentas de Inovação

Quais os recursos que elas podem utilizar para fazer a mudança ao seu redor.

Quais as maiores oportunidades para gerar impacto no Brasil.

Brasil

Desenvolvimento de projetos de impacto social (Ex.: startup, projeto sem fins lucrativos, projeto de lei ou uma pesquisa científica).

Mão na Massa

Em cada módulo, um grupo de profissionais altamente capacitadas são responsáveis pelas aulas. Toda semana, as alunas têm formações em 2 assuntos diferentes, recebendo um material para cada formação, além de encontros semanais ou quinzenais com uma mentora que vai guiá-la no seu desenvolvimento pessoal e acadêmico ao longo do curso.

 

O curso contou com formadoras como:

Mariana Rau

Pesquisa Científica

Biotecnologista e mestranda em Educação em Ciências pela UFRGS. Fez parte do Instituto Cientista Beta, como Coordenadora do Programa de Iniciação Científica.

Cientista da Computação pela PUC-Rio, colunista na MIT Technology Review Brasil, criadora da plataforma Ogunhê e do canal no YouTube Computação da Hora.

Diversidade

Nina da Hora

Victoria Castro

Saúde

Bióloga e professora formada pela UFRGS. Co-fundadora da Herself, Herself Educacional | Escola da Menstruação e fundadora e CEO da página Diga Vulva.

 

Carol Achutti

Inteligência Emocional

Mestra em linguística aplicada pela Universidade de São Paulo. Faz parte do time do Anglo e é professora de redação no Descomplica.

Growth Product Manager da HandMade, curadora da São Paulo Tech Week, e membro da ZeroOnze.

Comunicação

Thiemy Sugawara

Hellen Nzinga

Propósito

Comunicóloga e líder acelerada pelo fundo Baobá e cofundadora da EcoCiclo.

 

A 1º EDIÇÃO DO EMPODERA

Na primeira edição do Empodera, tivemos mais de 450 inscrições de todo o Brasil - e uma de Portugal - em um mês de processo seletivo e, após uma série de dinâmicas e entrevistas, foram escolhidas 33 meninas para o fazerem parte do curso.

Ao final, as meninas se juntaram em equipes e apresentaram 12 projetos sociais e científicos, que abrangiam áreas desde ciência e educação a saúde menstrual e abandono infantil.

Após o fim do programa, várias dessas meninas continuaram com seus projetos e logo estarão tendo um grande impacto social nas suas comunidades e no Brasil. Isso mostra, também, a extensão do impacto e efeito multiplicador que o ElaSTEMpoder pode ter: não só na vida de cada aluna do curso, mas de toda a sociedade.

afeto.png

Projeto Afeto

Primeira Edição

Buscamos promover o desenvolvimento socioemocional e educacional de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento.

Projeto Daltro

Primeira Edição

Somos uma organização que visa contribuir para a emancipação de mulheres promovendo a educação financeira e empregabilidade!

daltro.png
despadroniza.jpeg

Projeto Despadroniza

Primeira Edição

Projeto que visa estimular o interesse dos jovens pela área de STEM para promover um mundo mais igualitário e sustentável.

A 2º EDIÇÃO DO EMPODERA

A 2a edição do Empodera aconteceu entre setembro e novembro de 2020 e, visando melhor atender às diferentes necessidades que cada aluna tem no seu processo de empoderamento, contou com 2 turmas simultâneas, batizadas de Turma Jaqueline Goes e Turma Ester Sabino:
 

Jaqueline Goes:Para meninas com vontade de gerar mudança, mas que ainda não tiveram a oportunidade certa.
 

Ester Sabino: Para meninas mais experientes, que precisam de mais um avanço na sua trajetória de impacto.

Tivemos mais de 350 inscrições de todo o Brasil, finalizando com 60 alunas (30 alunas por turma) e aproximadamente 40 mentoras.
 

Novamente, a partir de interesses em comum, as alunas se reuniram para a criação de projetos que se relacionassem com seus propósitos, totalizando 27 projetos desenvolvidos, dos quais cerca de metade já estão sendo postos em prática.

Projeto Somos Natureza

Segunda Edição

Criando consciência ambiental e promovendo dicas sustentáveis.

somosnat.png
WhatsApp Image 2021-01-15 at 00.12.51.jp

Projeto Absorvendo

Segunda Edição

Um material para dignificar pessoas em vulnerabilidade social.

Projeto ConquieSTEM

Segunda Edição

Projeto que visa estimular o interesse dos jovens pela área de STEM para promover um mundo mais igualitário e sustentável.

stem.jpeg
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube