top of page

Começando a Programar

Atualizado: 17 de mai. de 2021

Você gosta de área de programação? Com a quantidade de sites e blogs que surgem na rede todos os dias, muitos deles especializados em cursos para iniciantes, não é difícil encontrar dicas, tarefas e tutoriais que vão guiar você nesse mundo. Aqui vai uma lista de sites para você começar a aprender a programar.

1. Khan Academy

Khan Academy reúne cursos das mais diversas áreas. Uma das grandes vantagens aqui é o idioma: o site conta com diversos conteúdos traduzidos para o português brasileiro, algo que torna a sua utilização ainda mais simples. Na seção de computação, a Khan Academy possui três subseções: Programação, Ciência da Computação e Hora do Código. A última alternativa é bem interessante para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Nela, você aprende a criar bancos de dados e páginas da web, além de conceitos básicos de programação, em apenas uma hora.


2. Codeacademy

O Codecademy é focado no ensino de programação. Ele conta com vários módulos de ensino, dividindo as “apostilas” e permitindo que você aprenda tudo aos poucos, sempre de acordo com as suas possibilidades. As opções incluem aprender a fazer um website convencional ou interativo, aprender sobre linhas de comando ou então conhecer linguagens específicas, como Rails, HTML, CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e vários outros. Aqui, basta fazer um cadastro (gratuito) e começar a aprender. E tudo é muito interativo no Codecademy, o que torna o aprendizado ainda mais interessante e divertido. Vale lembrar que é possível continuar a partir de onde parou, como em outros cursos oferecidos pela internet. Então, tome o seu tempo e aprenda a programar.


3. Code.org

Na web, eles mantêm uma série de minicursos e tutoriais indicados especialmente para crianças com idade a partir de 8 anos — mas também há conteúdos preparados para jovens e adolescentes. Há conteúdos em diversos idiomas por aqui, inclusive português brasileiro, algo sempre capaz de tornar o aprendizado ainda mais fácil para a maioria dos falantes da nossa língua. São inúmeras opções que vão ensinar você sobre as mais variadas formas de programação. Nesta página, você pode aprender tanto a criar conteúdo direcionado para a web quanto a programar para tablets e smartphones. Até mesmo o desenvolvimento de jogos simples pode ser compreendido por meio dos minicursos oferecidos gratuitamente no Code.org.


E aí, o que falta para você aprender programação?

Fonte: Canaltech


 

Débora é musicista, professora de artes, pesquisadora de sociologia de gênero. Autoproclamada otaku-não-fedida e gamer casual. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page