top of page

Referências bibliográficas nas Normas ABNT

Atualizado: 8 de jul. de 2021

Você sabe o que é a ABNT, o que são, quais são suas normas e qual a importância delas?


ABNT é sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos destinada a padronizar diversas técnicas de produção no Brasil.


A ABNT é responsável por elaborar as Normas Brasileiras (ABNT NBR) que, segundo o guia 6 da coleção do Instituto Cientista Beta, "é um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações".


Portanto, as NBRs também padronizam questões relacionadas a produções de textos acadêmicos e científicos, sendo utilizadas na produção de teses, monografias e dissertações acadêmicas. Como exemplo, a NBR 6023 estabelece os critérios em relação às referências em trabalhos escritos. Já a NBR 6028, em relação aos requisitos para apresentação de resumos e redações. A NBR 6022, em relação a artigos em publicação periódica científica impressa. Além de muitas outras.


Toda norma técnica aprovada e publicada pela ABNT possui um código único, normalmente iniciado pela sigla NBR.


A importância da ABNT para a produção acadêmica e científica está no fato de que seu uso ajuda a manter um padrão uniforme na estrutura e apresentação desses trabalhos. Isso facilita a troca de conhecimento e experiências entre pesquisadores de diferentes regiões e universidades. Além disso, a padronização na forma de referenciar um trabalho, por exemplo, facilita que ele seja encontrado e consultado.


Aqui nesse texto, vamos falar especificamente sobre referências ao longo do texto e referências bibliográficas nas normas da ABNT.


Referências ao longo do texto

Informações ou ideias presentes ao longo da sua produção que não são de sua autoria devem obedecer a um padrão de identificação no que se diz a suas fontes.


Dá-se o nome de citação à informação no texto extraída de outras obras a fim de embasar (dar apoio, servir como base) a ideia defendida por você no trabalho.


No geral, as regras de referenciação variam de acordo com o número de autores, a quantidade de citações usadas do mesmo autor e de obras produzidas no mesmo ano, da quantidade de citações, e vários outros aspectos. Aqui, vamos incluir três exemplos de referências ao longo do texto, mas para conferir todas as regras, visite um texto sobre o tema no site da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo clicando aqui. Todos os exemplos a seguir foram retirados desse site.


Citação de um(a) autor(a)

Citar o último nome do autor (em maiúsculo) seguido do ano que a obra foi publicada. Exemplos:

  • LOPEZ (2013) destaca que a globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em âmbito mundial.

ou

  • A globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em âmbito mundial (LOPEZ, 2013).

Citação de dois(duas) autores(as)

Da mesma forma que no caso da citação de um autor, coloca-se o último nome dos autores com a conjunção "e" entre eles, seguido do ano de publicação. Exemplos:

  • Segundo LÉBART e DREYFEIS (1972), embora o método Kaiser seja pouco conhecido e utilizado, ele foi discutido há, aproximadamente, 25 anos.

ou

  • Embora o método Kaiser seja pouco conhecido e utilizado, ele foi discutido há, aproximadamente, 25 anos (LÉBART e DREYFEIS, 1972).

Citação de três ou mais autores(as)

Nessa caso, coloca-se apenas o último nome do primeiro autor seguido de uma das duas expressões:

  • "e col." (abreviatura de "e colaboradores")

  • "et al." (abreviatura para as três expressões latinas que diferem apenas no gênero: et alii - "e outros", masculino plural, et aliae - "e outras", feminino plural e et alia "e outros", neutro plural)

É importante manter uma padronização no seu trabalho, portanto escolha apenas uma das expressões e utilize sempre que for referenciar mais de dois autores. Exemplos:

  • CARVALHO e col. (2011) caracterizaram o grupo segundo variáveis sociodemográficas...

ou

  • CARVALHO et al. (2011) caracterizaram o grupo segundo variáveis sociodemográficas...


O que são referências bibliográficas? Por que fazê-las?

Referência bibliográfica é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” segundo a ABNT.


Ou seja, referência bibliográfica é uma forma padronizada de se referir a uma obra, permitindo que ela seja encontrada com maior facilidade.


Em um trabalho acadêmico ou científico, é importante que você demonstre que as ideias defendidas têm um embasamento em produções prévias e, ao citá-las, é essencial dar os devidos créditos.


A não referenciação ou referenciação incorreta pode acabar no crime de plágio. Segundo o Dicionário Online de Português, plágio é "ação ou efeito de expor ou de mostrar uma obra intelectual de outra pessoa como se fosse de sua própria autoria".


Portanto, todas as produções citadas no seu trabalho precisam ser referenciadas.


O que não pode faltar em qualquer referência de acordo com as NBRs (em ordem)?


A(s) autora(s) e o(s) autor(es)

Esse elemento é central para a localização da origem de uma ideia ou citação incluída no seu texto.


O título do trabalho

Tão importante quanto a autoria é o título. Seria muito difícil identificar o que está sendo referenciado apenas pelos autores já que provavelmente você teria que ler diversas obras até encontrar a frase ou ideia referenciada. Já imaginou?


O título sempre vem em negrito. Se houver um subtítulo, colocamos dois pontos após o título e então o subtítulo sem negrito.


Local

Deixar claro onde o trabalho foi publicado (foi em site? foi em uma revista científica? em um livro? qual? qual foi a edição?). E também colocar as informações da editora que o publicou.


Data

A data é importante para sabermos se a obra está atualizada ou se já foram feitas outras produções que tiveram descobertas mais avançadas.


Além disso, também pode acontecer de você encontrar duas obras com nomes muito parecidos ou com os mesmos nomes.


Como fazer referências bibliográficas de acordo com as NBRs?

Observação: alguns dos exemplos abaixo foram retirados de "Referências bibliográficas nas normas da ABNT: guia completo" por Beatriz Coelho no site blog.mettzer.com e do guia 6 do Instituto Cientista Beta disponível no site https://cientistabeta.com.br/.


Referência bibliográfica de livros

Um(a) autor(a)

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.


Exemplo: PANKHURST, Kate. Grandes mulheres que mudaram o mundo. 1ª ed. São Paulo: VR Editora, 2018.


Dois(duas) autores(as)

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.


Exemplo: SOUZA, Duda Porto de; CARARO, Aryane. Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil. 1ª ed. São Paulo: Seguinte, 2017.


Três autores(as)

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.


Mais de três autores(as)

SOBRENOME, Nome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.


Exemplo: DILGER, Gerhard et al. Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.


Livro com autor desconhecido

TÍTULO DO LIVRO, Local: Editora, ano.


Exemplo: CASA DE PANO. São Paulo: Editora X, 2021.


Referência bibliográfica da Constituição Federal ou Estadual

LOCAL. Título (ano). Descrição. Local do órgão constituinte, ano de publicação.


Exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.


Referência bibliográfica de páginas da internet

Autor da página conhecido

SOBRENOME, Nome. Título. Disponível em <link da página>. Acesso em: dia-mês-ano.


Exemplo: CONCEIÇÃO, Juara Castro da. Não existe abolição sem reparação. Disponível em <https://www.elastempoder.com/post/não-existe-abolição-sem-reparação>. Acesso em: 20 maio 2021.


Autor da página desconhecido

TÍTULO DO SITE. Título da página. Disponível em <link da página>. Acesso em: dia-mês-ano.


Exemplo: ELASTEMPODER. Projetos. Disponível em <https://www.elastempoder.com/projetos>. Acesso em: 20 mar. 2021.


Artigo de periódico ou revista

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês. ano.


Exemplo: KILOMBA, Grada. A máscara, Revistas USP, n. 16, p. 23-40, 2016.


Artigo apresentado em um evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc). Local: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.


Exemplo: SILVA, João. A contribuição de Paulo Freire na Pedagogia. In: JORNADA DE PEDAGOGIA, nº 3, 2019, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: Editora X, 2020, p. 20-50.


Referência de monografia, dissertação ou tese

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.


Exemplo: CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.


Referência de vídeos do YouTube

Título do vídeo. Local, produtora, data. Especificação do suporte (duração). Canal. Endereço e data de acesso.


Exemplo: UFMG Jovem - Ensino fundamental. [Belo Horizonte]: UFMG, 2017. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Extensão UFMG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sxsweJFYTEg. Acesso em: 28 maio 2019.


Referência de podcasts

Título do podcast citado. Autor, locutor e intérprete. Local, gravadora e data da postagem. Descrição (podcast neste caso). Endereço e data de acesso.


Exemplo: DOMESTICAÇÃO de cães e gatos. [Locução de]: Dragões de garagem. [S. I.]: Dragões de Garagem, 09 abr. 2019. Podcast. Disponível em: http://dragoesdegaragem.com/podcast/dragoes-de-garagem-155-evolucao-de-caes-e-gatos/. Acesso em 06 jun. 2019.


OBSERVAÇÃO: [S.I.] significa sine loco, o que quer dizer que o local de publicação é desconhecido.


Referência de posts no Instagram

Nome do perfil. [Descrição do conteúdo gráfico do post]. Local e data do post. Instagram: nomedoperfil. Endereço e data de acesso.


Exemplo: ElaSTEMpoder. [Você conhece o Empodera?]. [S.I.], 03 maio 2021. Instagram: elastempoder. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuJ6czsj7yQ/. Acesso: 20 maio 2021.


Ferramentas que podem auxiliar com as referências bibliográficas


O próprio Google Acadêmico, uma ferramenta de busca da literatura acadêmica, possui a função de gerar uma citação como mostramos abaixo.




O Menthor é uma plataforma online brasileira e gratuita. Você faz um cadastro e preenche os campos em branco com os dados do livro, artigo, site, etc. usados como referência para o seu trabalho. O site gera a citação de acordo com as normas da ABNT e todas as referências registradas são organizadas em ordem alfabética em um documento parecido com o Word.

More é uma ferramenta parecida com a citada anteriormente criada pela UFSC. Nesse caso, você não precisa se cadastrar para conseguir a sua referência formatada de acordo com a ABNT. A diferença é que uma lista não é gerada.



Referências bibliográficas utilizadas na produção desse texto

BIBLIOTECA FSP. Como citar referências no texto. Disponível em: <http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_cap_03.htm>. Acesso em: 20 maio 2021.

COELHO, Beatriz. Referências bibliográficas nas normas da ABNT: guia completo. Disponível em <https://blog.mettzer.com/referencia-bibliografica-normas-abnt/>. Acesso em: 20 maio 2021.

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de Plágio. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/plagio/>. Acesso em 19 maio 2021.

Gotas de Ciência. [Vídeo do YouTube: posso utilizar como referência no meu projeto?]. [S.I.], 29 maio 2019. Instagram: gotasdeciencia. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ByCkdREJOeU/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso: 20 maio 2021.

RAU, Mariana Ritter. Guia 6: Linguagem científica e formatação. 4ª ed. Porto Alegre: Instituto Cientista Beta, 2020.

SIGNIFICADOS. Significado de ABNT. Disponível em: <https://www.significados.com.br/abnt/>. Acesso em 19 maio 2021.

TUMELERO, Naína. Regras ABNT: guia rápido em 5 passos. Disponível em <https://blog.mettzer.com/regras-abnt/>. Acesso em: 19 maio 2021.



 

Vanessa tem 18 anos e mora no sul de Minas Gerais. É redatora do ElaSTEMpoder e está em um ano sabático. É apaixonada por contar histórias através da escrita e de produções audiovisuais - a arte caminha ao lado da ciência pra ela. Fã de qualquer banda indie folk, está sempre procurando por novos lugares para ver o pôr do sol.

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page